Search
Close this search box.

Canhotos são mais Inteligentes?

Jovem empresário canhoto trabalhando no escritório

Índice

Uma Análise Baseada na Teoria das Múltiplas Inteligências

“Canhotos são mais inteligentes?” Essa é uma pergunta que tem intrigado cientistas, pesquisadores e curiosos por décadas. A ideia de que a mão dominante de uma pessoa pode influenciar sua inteligência é fascinante, mas é verdadeira?

Neste artigo, vamos mergulhar profundamente nesta questão, explorando estudos científicos, teorias e evidências para descobrir se os canhotos realmente têm uma vantagem quando se trata de inteligência.

No entanto, não vamos nos limitar à análise baseada apenas no Quociente de Inteligência (QI), pois o conceito de inteligência vem sofrendo novas definições, principalmente após a divulgação da Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner.

O que a Ciência diz?

Vários estudos foram realizados para investigar a relação entre a dominância da mão e a inteligência. No entanto, os resultados têm sido mistos, com alguns estudos sugerindo que os canhotos são mais inteligentes, enquanto outros não encontraram nenhuma diferença significativa.

Estudos e Pesquisas

Um estudo publicado na revista “Intelligence” intitulado “High intelligence: A risk factor for psychological and physiological overexcitabilities” (Alta inteligência: um fator de risco para superexcitabilidades psicológicas e fisiológicas) examinou a relação entre alta inteligência e várias condições psicológicas e fisiológicas.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos com alta capacidade intelectual (hiper-cérebro) possuem superexcitabilidades em vários domínios que podem predispor a certos distúrbios psicológicos, bem como a condições fisiológicas envolvendo respostas sensoriais elevadas e alterações imunológicas e inflamatórias (hiper-corpo).

Teorias e Hipóteses

Existem várias teorias que tentam explicar a possível relação entre ser canhoto e ter uma inteligência superior. Uma dessas teorias é a “Teoria do Cérebro Dividido”, que sugere que os canhotos têm uma divisão mais equilibrada das funções cerebrais entre os hemisférios esquerdo e direito. Isso poderia potencialmente levar a uma maior flexibilidade cognitiva e, portanto, a uma maior inteligência.

Outra teoria é a “Hipótese do Hiper-cérebro/Hiper-corpo”, que sugere que indivíduos com alta capacidade intelectual possuem superexcitabilidades que podem predispor a certos distúrbios psicológicos e condições fisiológicas.

Isso poderia explicar por que algumas pessoas altamente inteligentes também podem ter maior risco de certas condições, como distúrbios do humor e do espectro do autismo.

A Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner

Desenvolvida durante a década de 1980 na Universidade de Harvard pelo psicólogo Howard Gardner, a Teoria das Múltiplas Inteligências propõe que os instrumentos utilizados até então para medir a inteligência não eram capazes de descrever adequadamente as habilidades cognitivas humanas.

Gardner argumentou que a inteligência não é uma capacidade única e geral, mas sim um conjunto de habilidades distintas e relativamente independentes.

Segundo Gardner, a inteligência é “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura”.

Ele identificou inicialmente sete tipos de inteligências:

  • Lógico-Matemática
  • Linguística
  • Musical
  • Espacial
  • Corporal-cinestésica
  • Intrapessoal
  • Interpessoal

Mais tarde, ele acrescentou mais duas:

  • Naturalista
  • Existencial

Canhotos e Suas Múltiplas Inteligências

Para cada uma dessas inteligências, temos vários representantes canhotos de destaque. Vamos explorar cada uma dessas inteligências e alguns ilustres canhotos que se destacaram em suas habilidades.

Lógico-Matemática

Essa inteligência é caracterizada pela capacidade de entender as relações e princípios subjacentes das formas e objetos. Pessoas com essa inteligência têm bastante habilidade em questões que envolvem o raciocínio lógico e dedutivo, além de terem uma maior facilidade para solucionar problemas matemáticos. O nosso maior representante canhoto para essa habilidade é Albert Einstein, um homem totalmente à frente de seu tempo.

Linguística

Essa inteligência é caracterizada pelo domínio e aptidão especial dos idiomas, palavras e por um desejo em explorar intimamente cada um desses. Esta presente principalmente em poetas, escritores, e linguistas. Podemos citar como um representante dessa inteligência o escritor brasileiro Machado de Assis, considerado por muitos como o maior nome da literatura de nosso país.

Musical

Essahabilidade está entre os dons maiores e de acordo com Friedrich Nietzsche – que também era canhoto: “sem a música a vida seria erro”. Podemos identificar essa inteligência como sendo a habilidade para compor e executar padrões musicais em termos de ritmo e timbre, e também a capacidade de escutando-os e discerni-los. Aqui temos vários canhotos para representar essas habilidades, como exemplo podemos citar Paul McCartney, um dos mais influentes músicos de sua geração.

Espacial

A inteligência Espacial pode ser expressa por meio da capacidade de compreender e retratar o mundo visual com bastante precisão, além de ser possível transformá-lo, e modificar a sua percepção, recriando suas experiências visuais. Isso pode ser feito até mesmo sem a presença de estímulos físicos. Um dos maiores representantes dessa inteligência é Leonardo da Vinci, e também dos pouquíssimos casos de seres humanos que se enquadraria com primor em várias outras inteligências.

Corporal-cinestésica

Essa inteligência é observada em atletas, atores e aqueles que praticam danças ou esportes. Devido a sua maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. O maior jogador de futebol dos últimos tempos é Messi, um canhoto é reconhecido mundialmente por sua genialidade com a bola.

Intrapessoal

Essa forma de inteligência pode ser expressada por meio da auto conhecimento. Talvez por ir contra o extinto humano, seja difícil encontrar grandes exemplos dessa inteligência. Apesar disso acredito que todos temos um pouco dessas habilidades. Mas como destaque canhoto dessa forma de viver eu poderia citar Gandhi.

Interpessoal

É a inteligência que domina o mundo corporativo e pode ser expressada pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos de outras pessoas. Aqui nesse exemplo mais uma vez posso citar Mahatma Gandhi ao lado de Bill Gates e Barack Obama.

Naturalista

Essa inteligência é apontada como a sensibilidade encontrada na forma de compreender e organizar objetos, fenômenos e padrões da natureza. Como representante canhoto temos Charles Darwin, que contribuiu por meio de suas teorias para o entendimento da evolução das espécies.

Existencial

É uma forma de inteligência que apesar de carecer de maiores evidências abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Como exemplo de representante canhoto temos Aristóteles¹ – filósofo grego que viveu entre 384 a.C. e 322 aC.

Canhotos são mais Inteligentes? A Resposta

Então, os canhotos são mais inteligentes?
A resposta não é tão simples quanto um sim ou não.

Embora alguns estudos e teorias sugiram que os canhotos possam ter uma vantagem em termos de inteligência, a evidência é mista e a relação entre a dominância da mão e a inteligência é provavelmente influenciada por uma variedade de fatores.

O que podemos dizer com certeza é que ser canhoto não é uma desvantagem quando se trata de inteligência.

Canhotos têm sido bem-sucedidos em todas as áreas da vida, desde a ciência e a medicina até as artes e a política.

Eles são tão capazes quanto os destros de alcançar grandes coisas e de fazer contribuições significativas para o mundo.

Inteligência vs. Criatividade

É importante distinguir entre inteligência e criatividade. Embora esses dois conceitos estejam frequentemente relacionados, eles não são a mesma coisa.

A inteligência geralmente se refere à capacidade de aprender, raciocinar e resolver problemas, enquanto a criatividade se refere à capacidade de gerar ideias novas e originais.

Alguns estudos sugerem que os canhotos podem ser mais criativos do que os destros, mas isso não significa necessariamente que eles também sejam mais inteligentes.

Conclusão

Em resumo, a questão “Canhotos são mais inteligentes?” é complexa e a resposta não é clara. Embora alguns estudos e teorias sugiram que os canhotos possam ter uma vantagem em termos de inteligência, a evidência é mista e a relação entre a dominância da mão e a inteligência é provavelmente influenciada por uma variedade de fatores.

No entanto, agora que apresentei vários nomes de canhotos influentes e detentores de habilidades em suas respectivas áreas, você já deve estar convencido que os canhotos são mais inteligentes. Desculpem-me destros, mas são apenas fatos evidenciados pela história.

Perguntas Frequentes

Rolar para cima